Mochilão América do Sul – Prefácio

—————

Para ouvir:

Secos & Molhados – Sangue Latino

—————

– Olá, chegou agora?
– Sim, acabei de chegar.
– De onde você é?
– Eu sou de um lugar onde montanhas tímidas se escondem atrás da neve. Onde planícies desérticas abrem caminho por extensões gigantescas. De onde oceanos vêm beijar as mais paradisíacas praias. Do lugar onde rios e mares se encontram em um romance sem fim.

Eu sou de onde o sol se deita após passear pela Terra. Sou de onde o sal existe além do mar. Onde a brisa dança com árvores e o vento viaja com pássaros por milhas e milhas e milhas. Sou de lá, onde a água é tão abundante quanto a seca.

De onde venho, escuto gorjeios, cantos, rugidos, grunhidos, relinchos, urros e zumbidos de animais que dão vida ao ar, à agua e à terra.

Sou de onde a comida é diversa e abundante, com receitas e temperos que trazem à memória saborosas sensações. Na minha terra, tudo que se planta, dá. Café, milho, mandioca, cacau, cupuaçu, batata, tomate, feijão, abóbora, abacaxi, pimentão, papaia. E dá muito mais sem nem precisar plantar: gêiseres, câniones, vulcões, ilhas, arquipélagos, glaciares, rios, neve, caatinga, pampas, montanhas, planícies, planaltos, cavernas. Sou da terra da Amazônia, do Aconcágua, do Perito Moreno, do Rio da Prata, do Caribe, de Galápagos, da Patagônia, do Atacama, de Uyuni, de Torres del Paine, do Pantanal, do Chaco, de Machu Picchu, do Salto Angel, dos Andes, do Titicaca, das Chapadas, da Ilha de Páscoa, de Iguaçu.

De onde sou, a diversidade da cultura popular é mais rica que qualquer instituição privada que já existiu. Eu venho de um lugar conhecido por muitos, explorado por poucos. Sim, sou da terra de Che Guevara, de Tiradentes, de Evita, de Zumbi, de O’Higgins, de Chico Mendes, de Bolívar, de Santos Dumont. Dos incas, dos maias, dos astecas, dos gaúchos, dos aimarás, dos mapuches, dos guaranis, dos tehuelches, dos ianomâmis, dos aruaques. Do tango, do samba, do frevo, da salsa, do mambo, da bossa, da cumbia, do bolero, do merengue.

Você quer saber de onde eu sou? Eu sou da América Latina!

Anúncios

~ por rocisman em 14/10/2012.

2 Respostas to “Mochilão América do Sul – Prefácio”

  1. Adoro sempre!

  2. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: