Mochilão América do Sul – Dia 23

Dia 23 – 05/05/12 – Sábado

—————

Para ouvir:

Sugar Ray – Someday

—————

Uma coisa é certa: hoje eu não vou embora. Minha roupa ainda está na lavanderia, não me lembrava desse detalhe. Com isso, tenho o dia inteiro pra pensar se vou amanhã ou mergulho segunda e parto terça. O negócio é aproveitar enquanto tô aqui.

Um lugar que quero muito ir é o Ecocentro, um espaço cultural sobre o oceano e, em especial, sobre baleias. Além disso, sempre rolam exposições itinerantes. Agora, por exemplo, está em exibição as fotos do Steve McCurry, o cara famoso pela foto da menina afegã.

Tenho companhia pra ir. Uma suíça que chegou hoje ao hostel e não fala nenhuma palavra em espanhol. O bom é que eu posso treinar meu inglês.

De dentro, vejo que Ecocentro é um centro cultural, e não um museu como eu pensava. Bom, só não é como qualquer outro centro cultural por duas exceções. O café tem umas mesas com vista pro mar. E não é qualquer vista, nem qualquer mar. É uma puta vista pro mar da Patagônia. Além de tudo, esse café é famoso porque foi aqui que comi meu primeiro alfajor argentino. A segunda razão é que tem uma sala escura, só com dois pufes quadrados, duros e grandes no centro. O chão e as paredes são revestidos com o mesmo tecido, tipo um carpete. Aqui, a sensação é de estar no fundo do mar com uma baleia nadando por perto, em algum lugar que não dá pra ver. Umas caixas de som penduradas na parede emitem o canto das baleias. Em sincronia, luzes de LED azuis acendem no rodapé da sala e o pufe treme. Alucinante! Depois de uns 15 minutos, consigo sair da sala.

É impossível descrever a sensação, mesmo porque explicar não vai fazer ninguém sentir realmente. O mais próximo que dá pra chegar é o seguinte. Dê play nos três sons abaixo, que são o canto das baleias, enquanto vê as fotos de um mergulhador ao lado delas. É ou não é de arrepiar?

Claro que, depois disso, está decidido. Vou mergulhar antes de ir embora.

~ por rocisman em 07/12/2012.

Deixe um comentário

 
