Mochilão América do Sul – Dia 63

—————

Para ouvir:

Penguin Cafe Orchestra – Penguin Cafe Single

—————
Dia 63 – 14/06/12 – 5ª-feira (Buenos Aires)

Por ter saído e tomado uma cervejinha à noite, acordei pior que ontem. O almoço e um chá de alho, gengibre e limão ajudam a melhorar. De qualquer jeito, não dá pra ficar dentro de casa mais um dia. Vicky me fala de dois museus aqui perto. O Museu Evita e o MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. Um rolezinho cultural vai fazer bem.

Caminhar por Buenos Aires é um passeio à parte. Esta região da cidade (Palermo) é uma beleza. Muitos parques, praças, árvores, pessoas fazendo cooper, pedalando e passeando com vários cachorros.

O Museu Evita fica em um sobrado que pertencia à família Carabassa. O edifício foi comprado pela Fundação Eva Perón na década de 40, e serviu para abrigar mulheres e crianças desamparadas.

Tudo bem simples, sem aquela ostentação gratuita, desnecessária. Por meio de textos explicativos, fotos, vídeos, frases marcantes, roupas e objetos, conta-se toda a trajetória da atriz, principalmente seu envolvimento com o General Perón e, consequentemente, com a política. Claro que há muitas controvérsias sobre sua vida, suas motivações políticas e ideias. O que não se pode negar é o fato de que ela foi uma mulher corajosa, decidida e poderosa, principalmente quando levamos em conta a época em que viveu. Eram tempos áureos protagonizados por coronéis, generais, ditadores. A real emancipação da mulher no cotidiano veio muitos anos depois.

Saio do museu no final da tarde. O vento gelado e a febre ainda presente me fazem deixar o Malba para outro dia. Não troco minha viagem pela visita a um museu.

As fotos do museu estão aqui no Flickr!

Anúncios

~ por rocisman em 24/07/2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: